Skip to main content

Post de Interesse Público: O Corante Carmim

Hello Princesas!!
Está tudo bem convosco? Por aqui tudo ok! ;)

O post de hoje é informativo. Tal como leram no titulo, vou falar um pouco do corante carmim, muito usado na industria cosmética, mas não só,....



O carmim, é um corante de origem natural, de cor vermelha escura, e que é usado para fazer colorações entre o rosa e o bordeaux. É utilizado em larga escala na industria da cosmética, na industria alimentícia , no fabrico de roupas e até para a coloração de medicamentos e roupas.
Muitas pessoas não sabem, mas existem, muitos alimentos que ingerimos que contêm este corante, são exemplo disso alguns iogurtes, gelados, rebuçados, bolachas, geleias, sumos e até mortadela!

Este corante tem o seu pigmento extraído da Cochonilha.


Cochonilha

Cochonilha
Sim amores a cochonilha é um insecto! Da mesma família das pulgas!!!
E agora vocês perguntam " E nós andamos a pintar os lábios e a comer insectos, todas contentes sem saber de nada??". Ao que eu respondo! Andamos sim amores!!


O corante extraído destes insectos, especificamente das fêmeas. Estes bichinhos são mortos (geralmente por imersão em água ou exposição ao vapor e calor de um forno), secos e moídos, para se transformarem no pó corante utilizado! Para se conseguir produzir meio quilo do corante é necessário a morte de mais de 60.000 insectos.

Para fazer este corante eles matam estes bichinhos, secam-nos e moem-nos de forma a fazer um pó!
Este corante vem sempre especificado, quando utilizado, como: "Corante Natural Carmim de Cochonilha", "C.I. 75470" ou ainda "E120".
Como eles mesmo dizem, só usa quem quer! Mas normalmente este corante é quase sempre utilizado, uma vez que os corantes artificiais não têm uma cor tão apelativa ao sentido como o carmim!!

Apesar de ser uma nojice!! Pelo menos para mim é!! Este corante, pelo menos que se saiba, não faz mal à saúde. No entanto existe uma pequena percentagem de pessoas que apresentam reacções alergicas a esta substância que podem resultar num choque anafiláctico.

Para quem não sabe o choque anafiláctico é uma reacção alérgica, severa e rápida a uma substância (que poderá encontrar-se em muito pequenas quantidades) caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea, que poderão ser acompanhados ou não de edema da glote. Termina geralmente em morte caso não seja tratado.


Por isso muita atenção!! 
Um dos produtos que eu reparei recentemente que continha Carmim são os Glosses Stay With Me da Essence!! Quem tiver alergia é favor não usar!!





Sorteio Aqui no Séfèrys Blog


Participem no Sorteio do blog clicando na imagem!!


 Beijinhos meninas e até ao próximo post!!



Comments

  1. Ugh :o
    Realmente os produtos têm de vir de algum lado, mas nunca pensei nisto.

    ReplyDelete
  2. Epá tenho isso no quintal, lol.

    Kisses**

    ReplyDelete
  3. Pois... estou sem palavras... especialmente a parte dos iogurtes, gelados, bolachas e afins... e depois de ler o teu post penso... o que nós comemos sem saber... este é um exemplo... Qtos mais temos???
    Bjs
    Luísa
    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. Ai que nojo, a partir de agora vou prestar mais atenção, coitadinhos dos bichinhos!!!
    Obrigada pela visita na meu blog, seguindo aqui tbm!!!


    Bjus
    Anne Mascarenhas
    @AEMascarenhas
    http://annemascarenhas.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. oi marta
    prazer de conhecer seu cantinho.
    não sabia dessa historia não,
    coisas que a gente como,
    e o que é pior dar para nossos filhos,
    poderiam conter essas sustâncias tao prejudiciais a saúde
    nossa!!!

    bacione

    ReplyDelete
  6. Até estou arrepiada.
    Não fazia ideia, obrigada!
    Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ReplyDelete
  7. Que divertido, de insectos, essa me deixou surpresa xD
    beijinhoos


    http://brendamedinaq.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Nossa que nojo heim!! E coitadinhos dos insetinhos!!
    Beijos querida!!

    http://esmaltequeuso.blogspot.com

    ReplyDelete
  9. Oi...
    Viana do Castelo = cidade onde minha mãe nasceu... adoro...
    Podemos combinar uma troquinha... escreve para luisaabento@gmail.com
    Bjs
    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. Olá Marta!

    Apesar de fazer um pouco de impressão é sempre bom sabermos estes pequenos pormenores e achei muito interessante teres postado esta curiosidade... podes fazer mais vezes!

    Beijinhos,
    Nocas*

    ReplyDelete
  11. É cada uma!!!! Fiquei com vontade de ir correr os rótulos de tudo que tenho :oS a verdade é que nós nunca controlamos 100% do que usamos e ingerimos...
    Infelizmente dependemos muito dos animais para alimentação e mais produtos...agora que é muito sinistro o processo para ter esse corante lá isso é sem dúvida!!! Os bixarocos até que são engraçados...

    Gostei do post ;oP leva a pensar um pouco no que andamos a consumir. Espero que quem tem alergias esteja atento ou que tenha a sorte de não consumir essas coisas...porque às vezes não se sabe e apanha-se uma surpresa :(.

    kisses

    ReplyDelete
  12. Aii que NOJO! =&
    É neste momentos que se diz que "peferia morrer ignorante a saber isso"!
    Tadinhos dos bichos e ao mesmo tempo que nojoo! =//


    Bjoqiinhasss

    Caty<3

    ReplyDelete
  13. Olá Marta!!! Fiquei assustada com essa informação! Comemos inseto o tempo todo rsrsrs
    Apesar de achar inseto uma coisa meio repugnante, fiquei com peninha deles :(
    Imagina quantas Cochonilhas morreram por esse mundo à fora... bem que podia usar urucum como colorante hein :D
    Bjinhus doce!!!

    ReplyDelete
  14. Olha, não fazia ideia! :O
    ***

    ReplyDelete
  15. Olá minhas princesinhas!! Muito obrigada a todas pelos vossos comentários!!

    @ - Olá Fashionista!! É não é!! Eu também...

    @ - Olá Liliana!! Acho que muita gente desconhece, senão não usava!!

    @ - Olá Dia-a-dia!! Se eu fosse a ti aproveitava para fezer dinheiro!! ;)

    @ - Olá Luisa!! É bem verdade! Quando eu vi que até nos alimentos eles usam isto fiquei mesmo enojada! Nos cosméticos ainda ficam fora do organismo, mas ingeri-los é muito mau!!
    Não sabemos mesmo o que andamos a comer!!!!

    @ - Olá Anne Mascarenhas!! Fazes bem em começar a ver o que ingeres, principalmente!! Comer insectos é um nojo!!

    @ - Olá Casa de fifia!! É verdade comemos cada coisa sem sabermos! Deviamos ser alertados para estas coisas! Comer insectos, nunca vi!! Que mais é que nos andam a dar sem sabermos?

    @ - Olá Bomboca!! De nada linda! É sempre bom sabermos para nos podermos precaver!

    @ - Olá Brenda!! Achou graça!! :D
    Andamos a comer desses bichinhos sem saber...

    @ - Olá Aline!! Um nojo mesmo!! E coitados mesmo, não tem como não ter pena. Morrem aos milhões por uma coisa completamente futil!

    @ - Olá Despertar de Sensações!! Ainda bem que gostaste! Acho sempre bom sabermos destas coisas! Até porque a nossa saude deve vir em primeiro lugar!!

    @ - Olá Anita!! Eu andei mesmo a inspeccionar alguns dos meus produtos de make. Mas depois pensei, make até nem é muito mau, pior é eu andar a comer torradas com cochonilhas (adoro compotas de frutos vermelhos!! Na verdade tudo o que tenha frutos vermelhos, por isso imagina a quantidade de bicharocos que eu já comi!!). Arggg... Nojo, nojo, nojo!!
    Acho que não deviam permitir uma coisa destas!

    E tenho pena dos bichinhos!! Morrem aos milhares por uma causa futil! Deviam usar corantes artificiais! Que interessa que não fique tão vermelhinho!! É mais saudável e o que interessa é o sabor. Já sei que os olhos também comem, mas neste caso,... Fechem os olhos, não quero andar a comer pulgas!!!

    @ - Olá Caty!! Eu prefiro saber. Assim quando for ao super já não compro produtos com este corante! Mas é um nojo mesmo!!

    @ - Olá Fernanda Occhioni!! É mesmo querida! Eu també morro de pena dos bichinhos apesar de toda a repulsa que me causam. O urucum, é também um corante vermelho que é muito utilizado, nomeadamente no colorau! Bem que podiam usar esse.

    Olá £11!! Nem eu linda

    Beijinhos meninas!!

    ReplyDelete
  16. Tenho essas pestinhas nas minhas orquídeas...
    E são super difíceis de combater.
    Sinceramente, nojo eu n tenho, pois as empresas fabricantes de cosméticos e alimentos devem criar esses bichinhos p esse fim. Antes os bichinhos do que corantes químicos que provocam cancro. E no mundo dos cosméticos e alimentos deve haver outras coisas intrigantes que ainda desconhecemos.
    Marta parabéns, é sempre bom estarmos informadas sobre tudo e esse post é bastante interessante.
    bj

    ReplyDelete
  17. não é comer insetos que deveria ser a preocupação de vocês, pq garanto que eles vão iriam vender algo que fosse fazer algum mal, mas sim as milhões de seres vivos que são mortos de forma cruel para ser feito produtos muitas vezes fúteis. essa deveria ser a principal preocupação das pessoas, não o fato do seu batom tem poeira de ser vivo morto.

    ReplyDelete

Post a Comment

Hi!
Thanks so much for your comment! It means a lot to me!
I will answer you as soon as I can.

xoxo, Marta.

Popular posts from this blog

Passatempo Oriflame - FECHADO

A Oriflame é uma marca líder de venda directa de cosméticos naturais suecos, de elevada qualidade. Caso pretendam conhecer mais sobre os seus cosméticos, comprar ou vender os seus produtos poderão visitar este site sobre a Oriflame - http://www.blogorimoon.blogspot.com/ Olá Princesas!! É com muita alegria que vos comunico que eu e a Cátia do Blog Orimoon fizemos uma parceria! E com não podia deixar de ser, as sortudas são vocês!! Esta parceria começa da melhor forma, através de um sorteio em que os prémios são deliciosos!! O conjunto Oriflame que será oferecido é constituído por produtos do próximo catálogo: Esfoliante em Barra Swedish Spa: 18480 Gel de Duche Estimulante Swedish Spa: 18481 Não acham uma maravilha?? Bem vamos às regrinhas: Para participarem têm obrigatóriamente de ser seguidoras do meu blog e do blog Orimoon ! Têm ainda de por um gosto na página do facebook do blog Orimoon (podem fazê-lo aqui !! Ou no topo da página do blog Orimoon !!)

The Balm | Instain Blush In Lace

Hello lovelies: First of all I just want to apologize for the lack of posts and videos... But I really didn't got time to film or write posts lately. I'm expecting to go back on schedule next week, so fingers crossed! I started doing some reviews of older products. And by older I mean products that are not new in the stores and are still available. With that said, I think we all know the Instain blushes by The Balm. The Balm, is a very cool brand that has very good quality products, with one of the most appealing packagings on the market and that are available at a drugstore friendly price... although they are not available at the drugstore... at least not in Switzerland or Portugal. I already reviewed Argyle here on the blog and today I'm going to review Lace: The Balm | Instain Blush In Lace

Too Faced Chocolate Soleil VS Milk Chocolate Soleil

Hey gorgeous! Has some of you might know, I'm a fair skin girl, so finding a bronzer that looks good on my skin is very hard and I have a cool undertone to my skin (and this is the most important factor) which makes it even harder to find good products that match my skin. When I first learn about Too Faced Chocolate Soleil bronzer, I really wanted to try it out... manly because it smelled like chocolate (obviously).  Too Faced Chocolate Soleil