Skip to main content

Post de Interesse Público: Validade!!

Olá Princezinhas, estão boas?
Espero que sim!!

Tenho tido algumas meninas que me perguntaram sobre a validade dos vernizes e cosméticos. Se podem ser usados fora do prazo e em que condições...
Eu também tinha alguma curiosidade nesta assunto e decidi fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto!


Como ver a validade num produto!!

Não sei se já repararam mas a maioria dos vernizes e cosméticos, que se comercializam em Portugal, não têm uma data de validade, do tipo 08/2014...
 Isto é mais uma característica dos vernizes Brasileiros, ou de países com clima quente, ou com clima que varia entre o muito frio e o muito quente.
 Os vernizes que encontramos por cá, ou os vernizes internacionais (americanos e ingleses) têm uns potinhos, com um número dentro!!
Estes potinhos indicam o número de meses em que um produto pode ser usado após a sua abertura... ou seja, 6 meses, 20 meses, 36 meses,....
O mesmo acontecendo no caso de batons, sombras, bases,... e muitos outros cosméticos.
 Os produtos de higiene pessoal, também costumam vir neste formato!









 Mas convenhamos... Quantas de nós sabem quando abriram um verniz? Quando começaram a usar um baton?
Quantas de nós já não foram a uma Sephora, Perfumes  Companhia, Douglas,... E não viram lá as paletas de sombras expostas, ao ar, para depois serem vendidas?
Quantas vezes, não é um verniz aberto numa loja, às escondidas da funcionária (e às vezes pela própria funcionária? Sim, uma abriu quase os frascos todos as Sinful para me mostrar bem as cores!!)?
Não sabemos! Muitas vezes estamos a usar produtos fora do prazo, sem sequer sabermos!!


 E  temos ainda produtos que nem sequer têm prazo de validade ou potinho!











Então como fazer? 

Bem amores, eu vou dizer-vos as informações que recolhi e como eu faço! Depois cada qual faz como quer, ok?


Nos Vernizes!!

A Samantha do The Polished Medic, contactou a OPI, para saber o porquê da validade nos vernizes, e obteu a seguinte resposta:

O PAO (Periodo depois de aberto) é requerido, na maioria dos cosméticos, por imposição de uma norma Europeia, mas que para os vernizes isto é pouco significativo. Esta norma preocupa-se com o crescimento de bactérias nocivas nos cosmético, mas os vernizes têm componentes químicos que são hostis para as bactérias, e portanto estas não conseguem sobreviver! Os microorganismos necessitam de água para se desenvolverem, e esta não é utilizada na composição dos vernizes!!
Portanto os vernizes podem ser usados eternamente, desde que estes estejam em condições aceitáveis de utilização. 

E para quem tem duvidas, sobre o que são condições aceitáveis de utilização, eu explico:
  • Se o verniz estiver grosso, que nem com umas gotinhas de Óleo de banana fica bom... Deita fora!!
  • Se o verniz tiver com um cheiro muito forte e esquisito (que não tinha inicialmente).... Deita fora!!
  • Se o verniz tiver uma mudança de cor (era vermelho e agora é rosa)... Deita fora!!
  • Se tiver uma "águinha" transparente colorida em cima, que não se desfaz ao agitar o verniz....Deita fora!!
  • ....
Não é que vás morrer, nem os teus dedos vão cair por usares um verniz grosso, ou mudou de cor... Eu já usei quando era mais nova, e ainda estou aqui... Mas tenhamos bom senso!! ;)

Atenção, verniz decantado, não está estragado!!  
Não é porque um verniz depositou o pigmento que está pronto para ir para o lixo!! Agitem bem, e se voltar ao estado inicial, está bom!! Muitas meninas deitam os Glitters fora, só porque os Glitters estão todos no fundo do frasco e no topo apenas se vê um líquido meio manhoso... lol
Mas isso apenas quer dizer que o Glitter como é mais pesado assenta! Basta abanar para votar a usar!


Como Guardá-los?

A melhor maneira de conservar um verniz, é guardá-los num local seco, fresco (sem mudanças de temperatura) e escuro (sem o Sol estar a incidir).
Eu guardo os meus num armário!

É precisamente por causa das condições climatéricas que fazem no Brasil, que os vernizes lá se estragam mais facilmente do que aqui!


Onde Deitar Os Vernizes Fora?

Nunca deitem um verniz fora na água corrente!! Nada de ir à sanita, nem à banca da loiça, nem ao bidé,... Isso nunca!! Vão contaminar gravemente a água!!

O ideal é deitar o verniz num papel, esperar que ele seque, e depois colocá-lo na reciclagem!
Usem acetona para limpar o vidro, e usem-no novamente para colocar novos vernizes, ou reciclem-nos também!


Nos Cosméticos!!

Mas o mesmo acontece com todos os cosmético?

Não!!

Os cosméticos já são mais propensos a criação de fungos e bactérias.
Uns mais do que outros! Porquê? Simples, porque na sua grande maioria, têm água como constituinte e devido ao seu contacto frequente com os microrganismos que povoam o ar.
Embora os conservantes que cada cosmético contém são desenvolvidos precisamente para combater bactérias, fungos e até vírus, a sua acção é limitada e daí a existência de um prazo de validade. Finda a sua esperança de vida, os conservantes perdem a sua eficácia e o contacto continuado com o ambiente exterior aumenta os riscos de contaminação da pele, olhos e boca.
Os cremes e shampoos são os mais propensos à criação destes microorganismos!

Usar cosméticos fora do seu prazo de validade, pode provocar inflamações, conjuntivite, acne, irritação da pele, .... Nada de muito grave, mas chato!


Como conservá-los e cuidados a ter?

  • Conservar os cosméticos em local seco e fresco!! Nada de ter os produtos na casa de banho!! Isso é asneira!! As casas de banho, são ambientes húmidos e quentes, propensos à criação de fungos e microorganismos!
  • Lavar bem as mãos e rosto antes de aplicar a maquilhagem.
  • Lavar pincéis e aplicadores pelo menos uma vez por semana!
  • Não partilhar a maquilhagem com a amiga... Eu sei amores, custa muito dizer que não. Mas se a menina, ou mesmo vocês, tiver problemas de pele, ou conjuntivite, é certo que vai pegar à outra!!
  • Quando tiverem problemas de pele, ou oculares, deitem fora a maquilhagem que usaram nessa altura! Ela está infectada, e voltará a contaminar-vos!
    Ou então, nessas ocasiões façam como eu e não usem maquilhagem. Um problema de pele é chato, mas o uso de maquilhagem apenas o disfarça, e muitas vezes (precisamente por causa dos fungos e microorganismos que já contêm) pioram o problema.
  • Estar atenta a mudanças de cor, textura, cheiro,.... 

Qual o prazo de validade de cada cosmético?

Como nem todos os cosméticos possuem data de validade, nem o potinho (PAO), num dos meus sites de referência era apresentada uma lista com as diferentes validades dos cosméticos:
  • Rímel: 3 meses
  • Base: 6 meses
  • Corrector: 8 meses
  • Pó de rosto: 12 meses
  • Sombras: 12 meses
  • Gloss e batom: 12 meses
  • Blush em creme: 12 meses
  • Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses
  • Verniz: 12 meses
  • Blush em pó: 24 meses
  • Pó bronzeador: 24 meses
  • Creme de olhos: 3 meses
  • Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e desmaquilhantes: 6 meses
  • Tónicos de rosto: 12 meses
  • Protector solar: 12 meses
  • Cosméticos naturais: regra geral, duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais
Fica aqui para as mais curiosas e precavidas.

MAS...

O prazo de validade do cosmético, apenas traduz, o tempo em que este foi testado em laboratório! Ou seja, normalmente o produto é testado para um máximo de dois anos. 
O que não significa que, ao fim desse tempo o produto esteja estragado. Apenas que a marca não se responsabiliza, se ocorrerem efeitos adversos da sua utilização!

E convenhamos dá um jeito enorme às empresas de cosméticos, que de tempos em tempos lá tenhamos de comprar tudo de novo!!


A minha opinião!!

Convenhamos, vocês deitam um iogurte fora, só porque passou do prazo? Ou vão ver se ele ainda está bom? Bem... Eu sou do segundo caso!
Eu sou aquela pessoa que cheira tudo antes de comer! Porquê? Simples, porque muitas vezes as coisas dentro do prazo de validade estão estragadas! E outras vezes, fora do prazo estão boas!

Tenham atenção aos sinais!

Eu sou sincera! Eu uso produtos fora do prazo!
Tenho-os bem acondicionados, e tenho alguns cuidados com eles! Se eles modificarem, deito-os fora... senão, continuo a usar!

Nunca tive problemas de pele, nem irritações, ....

Mas esta é a minha opinião!! Cada qual faz como quer por sua conta e risco!

Fontes:

http://www.loucasporesmalte.com.br/2011/08/o-que-aprendemos-sobre-a-tal-da-validade/

http://www.loucasporesmalte.com.br/2011/06/a-tal-da-validade/

http://187.61.62.156/noticias/ver/2011/01/25/2150-cuide-da-sua-maquiagem

http://vilamulher.terra.com.br/cosmeticos-preste-atencao-na-validade-2-1-13-38.html

http://entremulheres.com/artigos/conhece-prazo-validade-seus-cosmeticos



Beijinhos e até ao próximo post!!


Comments

  1. Cristina Santos4 July 2012 at 20:53

    Excelente post!! Eu já conhecia o PAO e tenho atenção a eles, mas não sabia do período de validade dos cosméticos quando o PAO não está presente. Adorei!**

    ReplyDelete
  2. Olha que post de interessante!
    Gostei! :)
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Adorei o teu post é muito ilucidativo e didatico :D
    Eu tenho sombras com mais de 1 ano e não as vou deitar fora como é obvio estou em perfeitas condições, tenho mais cuidado é com os rimeis lapis dos olhos entre outros :D
    O que eu faço ás minhas sombras, blushs, bronzes, batons e pó compacto é com um brasquinho com borrifador desinfectar com alcool frequentemente para eliminar as bacterias :D vi isso num programa de tv ;)

    Bixuuuuss
    ***********

    ReplyDelete
  4. Daniela Leonel4 July 2012 at 20:53

    Essas dicas são super valiosas.... sempre temos que estar atentas, né?
    Beijo

    ReplyDelete
  5. ótimo post, eu tinha mesmo curiosidade de saber mais sobre a validade. bj
    www.girlstylish.com

    ReplyDelete
  6. estas dicas são muito úteis! tenho andado a ponderar se deitava alguns vernizes fora e agora a minha decisão tornou-se mais fácil :) obrigada por partilhares ^-^ Love * Monstros no Armário

    ReplyDelete
  7. Valquiria Novaes4 July 2012 at 20:53

    Adorei o post pq sempre tive dúvidas sobre esmaltes vencidos kkkkk
    Mas aqui no Brasil é obrigatório por lei ter a data de validade :D
    Seguindo vc!
    Bjos!
    amonailart.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Super util esse post Martinha, adorei. Esmaltes uso mesmo fora do prazo, mas não cosmeticos e alimentos esses só dentro do prazo de validade.
    bjs

    ReplyDelete
  9. Marina Paraiso Pinky4 July 2012 at 20:53

    Marta esse post está maravilhoso, mt bem elaborado, amei ler essa informação toda.
    Bjs

    ReplyDelete
  10. Gostei muuuuito desse post, Marta. Realmente, a gente tem que ficar de olho, sim, eu tenho umas sombras que já venceram, mas tenho uma dó de jogá-los fora...
    Bjs!
    Esmaltes, Makeup & Cia.
    rockuroutfit.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  11. Muito útil, obrigada! :)

    http://pprettyplease.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  12. Narcisa Machado4 July 2012 at 20:53

    muito obrigado por este post! :D

    ReplyDelete
  13. Prettifyournails4 July 2012 at 20:53

    Beeeeeeem Martinha, mas que super post, os meus parabéns, super completo.
    Por acaso já tinha reparado nesses potinhos nos vernizes que compramos por aqui mas nunca tinha percebido o que era ao certo.
    Gostei da parte em que os vernizes não se estragam hi hi.
    Tuli
    prettifyournails.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. Minha querida este post está fantástico, super explicadinho, obrigada!
    Beijinhoss

    ReplyDelete
  15. Olá minha querida! ^^
    Bem AMEIII o post! Super informativo, fizeste muito bem em partilhar tudo isto connosco ! *-*
    Estou TAOOO aliviada por poder usar os meus vernizes "eternamente" ^^


    BeijOXO

    Caty<3


    * Não deixes de seguir o meu novo cantinho:
    http://coisinhasdacaty-2.blogspot.com

    ReplyDelete
  16. Muito informativo o post, excelente!!!!
    acho que é isso mesmo, mas mesmo no Brasil o verniz dura,dura e dura, apesar da data de validade, mas é como você diz: tem cheiro,muda de cor é melhor não usar e por aí vai!
    Tenho um lápis de olho que já uso há mais de 10 anos acredita? e está perfeito!!!!! rsrsrsrsrs, ainda ontem usei rsrsrsrsrs
    Bjs Marta!
    * Pronta para comemorar nossa vitória?????

    ReplyDelete
  17. O post está otimo!!! Super bem feito tudo muito directo e resumido!!!! Deu para tirar um montão de dúvidas!!!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  18. Nossa bem legalk o post curti abeça as informações.

    ReplyDelete
  19. Por acaso coloco uma mini etiqueta nos meus produtos com a validade....e deito fora qd passam de prazo....daí achar estranho haver meninas com 10 e 15 blushs caros.....ou 30 batons....a serio? Compram e deitam tudo fora ao fim de meses e depois voltam a comprar outros 30?....valerá a pena o investimento....ou estão a fazer render o produto e usam anos a fio? :)

    ReplyDelete
  20. Amiga que post maravilhoso!!!!!! Você não deixou escapar nenhuma informação, isso foi demais!! Amei saber um pouco mais sobre a validade dos esmaltes importados. Eu mesma já usei esmalte que havia passado da validade também mas hoje em dia já não faço mais isso, bem como vc disse: "temos que ter bom senso"...
    Beijos...

    http://esmaltequeuso.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  21. Excelente post!! Todas as meninas deveriam saber estas coisas é sempre bom ver um post destes de vez em quando em blogs de referencia! xD

    hihihihi
    *xuak*

    ReplyDelete

Post a Comment

Hi!
Thanks so much for your comment! It means a lot to me!
I will answer you as soon as I can.

xoxo, Marta.

Popular posts from this blog

Passatempo Oriflame - FECHADO

A Oriflame é uma marca líder de venda directa de cosméticos naturais suecos, de elevada qualidade. Caso pretendam conhecer mais sobre os seus cosméticos, comprar ou vender os seus produtos poderão visitar este site sobre a Oriflame - http://www.blogorimoon.blogspot.com/ Olá Princesas!! É com muita alegria que vos comunico que eu e a Cátia do Blog Orimoon fizemos uma parceria! E com não podia deixar de ser, as sortudas são vocês!! Esta parceria começa da melhor forma, através de um sorteio em que os prémios são deliciosos!! O conjunto Oriflame que será oferecido é constituído por produtos do próximo catálogo: Esfoliante em Barra Swedish Spa: 18480 Gel de Duche Estimulante Swedish Spa: 18481 Não acham uma maravilha?? Bem vamos às regrinhas: Para participarem têm obrigatóriamente de ser seguidoras do meu blog e do blog Orimoon ! Têm ainda de por um gosto na página do facebook do blog Orimoon (podem fazê-lo aqui !! Ou no topo da página do blog Orimoon !!)

Layla Hologram Effect - 07 Ocean Rush

Olá minhas Princesas lindas!! Tudo bem? Espero que sim!! Ora depois de muito anuncio e polémica por essa blogosfera " afora ", eis que os Layla holográficos, vêm finalmente para as prateleiras de lojinhas  lusas!! Assim que a Alexandra anunciou no seu blog, que estes piquenos já se encontravam à venda.... Eu fiquei em pulgas!! Queria porque queria ir ver estas preciosidades!! E neste fim-de-semana, o meu mais que tudo, lá me levou à lojinha, para eu ver estas riquezas!! Oito no seu total (sendo que três deles são quase gémeos...). Eu lá argumentei com o meu lado menos racional que eu tenho uma enormidade de verniz holográfico, de todas as cores e feitios... E estava a conseguir ganhar a batalha quando o Joca se vira para mim e me abana com um menino lindo, azul, holo.... Ninguém resistia.... Já não havia muito sol, para tirar as fotos... Quando pintei as unhas já era quase de noite... A marca, diz que este verniz deve ser aplicado sobre a unha nua, após

Soretio em Parceria com a Biju Doce

Bom dia minhas lindas!! Estão boas? Espero que sim!! Hoje trago-vos mais um sorteio!! Eu e a Biju Doce fizemos uma parceria da qual resultou este sorteio!! Já viram que colar mais fofo!! As regras de participação são muito simples: Ser seguidora do blog Ser seguidora do blog Biju Doce Ser amiga da Biju Doce no facebook (4 entradas extra) Divulgar através de post (1 entrada extra) Divulgar na barra lateral (1 entradas extra) Divulgar no facebook (1 entrada extra) Divulgar no Twitter (1entrada extra) Atenção!!! Links do Facebook e Twitter têm de dar o link com o tempo!! Ou seja após publicarem o post clicam no link onde diz o tempo (data e hora, ou no caso deve dizer apenas os segundos a que foi publicado!!) Não serão consideradas válidas as entradas que não tiverem o link completo!!! Todas as publicações (excepto Twitter) têm de ter foto! Deixem um comentário, com:  nome de seguidora nome de facebook links de divulgação O sorteio é válido para Portugal