Skip to main content

Post de Interesse Público: Cosmética Contrafeita

Olá Princesas!!
Estão boas? Espero que sim.

Para quem segue o blog diariamente, deve ter visto um post que fiz sobre uma paleta da "Too Faced" que não era original, mas sim uma réplica!

O post foi eliminado, pois a Andreia Silva, a Maria Inês e a Alexandra, chamaram-me à atenção para os perigos deste tipo de produto!


Sou novata neste mundo da maquilhagem. Há menos de um ano, é que comecei a interessar-me  por este mundo e portanto ainda sou um bocado naba nestes assuntos.

Há uns meses atrás uma seguidora do blog (com quem costumo trocar mails frequentemente), perguntou-me se eu conhecia os produtos da tal loja e se eram bons. Disse-lhe que não sabia! Que já tinha lido e visto muito boas reviews da loja pela net mas que nunca tinha experimentado nenhum.
Por isso entrei em contacto com o representante da loja para saber se os produtos que vendiam eram testados e estavam de acordo com as normas, ao que me responderam que sim!

Eu acreditei! Não via razão para que me mentissem. Mas pelos vistos estava enganada!

O representante disse que me enviaria um produto, para que eu mesma pudesse testar e comprovar que o produto era bom. Não vos vou mentir! A paleta é de facto boa. As cores são pigmentadas e eu gostei.Mas depois de ler os comentários da Andreia e da Alexandra, fiquei com a pulga atrás da orelha... Dizerem-nos que a nossa saúde está em perigo, deixa-nos sempre preocupadas!
Por isso fiz uma pesquisa profunda sobre este assunto!


Contrafacção, o que é?

Segundo a lei, é a reprodução não autorizada de um produto e constitui uma violação dos direitos de autor. Contrafacção, reproduz um produto sem consentimento do autor. O objectivo principal é normalmente o proveito económico.


Os produtos contrafeitos são legais?

Não! A contrafacção, no nosso país, é crime!
A contrafacção é uma violação dos direitos de autor e um problema (no caso de consumíveis) para a saúde pública, uma vez que na sua maioria não são testados nem obedecem às normas!


Os produtos contrafeitos são testados e  controlados?

Não! Pelo menos, não de acordo com as normas legais exigidas!
Uma marca, tem um controlo de qualidade muito apertado, sendo obrigada a testar todos os produtos e a manter os constituintes segundo os limites estabelecidos em normas. Isto porque as marcas estão abrangida pela lei e terão de ser responsáveis se algum utilizador final sair lesado!

Aqui está a grande diferença! Se ao comprarem um produto de marca real, ele vos prejudicar a saúde de alguma forma (alergias, inchaço,....) a marca terá de se responsabilizar pelos danos! Enquanto que um produto contrafeito, como não é legal, não terá de o fazer!


Perigos para a saúde!

Os produtos de maquilhagem contrafeitos, muitas vezes copiam tudo de uma marca, incluindo a parte do label da constituição. Outros, por seu turno, nem se dignam a colocá-lo!
Não fazemos ideia do que estamos a colocar no nosso rosto ou corpo. Ainda por cima em zonas tão sensíveis como a região dos olhos!

De facto, segundo a BBC e o Iris Examiner, em algumas apreensões feitas a maquilhagem falsificada, demonstraram que os níveis de metais pesados contidos nestes itens eram três vezes superiores ao permitido por lei!
Para quem não sabe (eu não fazia ideia) o Chumbo em excesso, ao ser absorvido pelo nosso organismo, pode causar intoxicção, danos cerebrais, danos cerebrais nos fetos (em caso de gestação), problemas de comportamento, cancro (obrigada Miminhos!) e até, em casos extremos, a morte!!!
O cádmio, é outro constituinte tóxico, muitas vezes encontrado neste cosméticos contrafeitos. Este tipo de maquilhagem tóxica é conhecida por causar reacções alérgicas graves, erupções cutâneas e queimaduras de pele!!


Onde são vendidos estes produtos?

Em sites de internet, facebook, e-bay.... Um pouco por toda a internet!
As feiras também são conhecidas por venderem estas réplicas! Embora, eu já tenha visto pequenas lojas físicas, que também vendiam estes produtos! A fiscalização não é grande coisa no nosso país!

O grande problema é que existem muitas lojas (principalmente online) que vendem réplicas como se fossem originais! E algumas dessas cópias são tão perfeitas, que para quem não conheça bem o produto é difícil de identificar o verdadeiro e o falso!

Então como fazer, para não comprar gato por lebre?

Bem, em primeiro lugar, vão pelo ditado: quando algo parece bom demais para ser verdade, é porque é! Anda por aí muita aldrabice, por isso, se virem Chanel a 10€, fujam! :)

E tentem comprar as marcas em lojas conceituadas, como a Sephora, Douglas, Perfumes e Companhia,... ou em lojas virtuais que já tenham um certo estatuto! Mas dêem sempre preferência a uma loja física onde podem "inspeccionar" bem o produto antes de o comprar!


A minha opinião!

Eu nunca mais me meto numa destas!
Foi a primeira e única vez que testei um produto contrafeito! A paleta foi direitinha para o lixo!!!!
Depois de saber o que aquilo pode fazer à minha saúde, as sombras até podiam ser feitas de ouro e serem holográficas! Nunca mais!!

Os consumidores muitas vezes não sabem, que estas cópias são um perigo tão grande para a saúde!

Será que vale mesmo a pena pormos a nossa saúde em perigo por meia dúzia de trocos? Claro que não!!

O meu conselho, não comprem réplicas!
Não comprem nomes! Comprem qualidade! Comprem segurança!

Marcas como a Catrice, Essence, Kiko, Nyx, Elf,... São baratas (tanto como uma réplica, ou ainda mais baratas) e são de qualidade! Não estraguem a vossa saúde com porcarias!


Fontes: 

http://www.vivaadonis.com/
http://chrisellesy.com
http://www.irishexaminer.com
http://bbc.co.uk
http://mantinhaderetalhos.blogspot.pt/2012/07/eu-digo-nao-ao-uso-de-cosmetica.html


Beijinhos e até ao próximo post!

Comments

Popular posts from this blog

Stir Fry Veggies With Chicken

Hello!! Today I bring you a new recipe and is one that I have been enjoying quite a lot! Why? Well because it's easy, it's healthy and it's super fast to do! I will be using my Tefal Actifry Espress Snacking for this one, but if you don't have it you can easily do this recipe in a frying pan (it will take the same measurements and roughly the same time to do it... the only thing you have to do it's stir it...) Ingredients and measurements (serves 2): Baby Snap Peas (125 gr) Brocolli (200gr) Red Bell Pepper (50gr) Mushrooms (125 gr) Chicken (or other meat of your liking) (200gr) Green Olives (5) Beer (2 TBSP) Olive Oil (2 TBSP) Fish sauce (1 tsp) Salt Garlic Powder You can try this recipe with other veggies and also go creative on the seasoning, I sometimes add paprika and sweet chili sauce! It taste delicious: If you want to see me doing this recipe live, click on play: Xoxo, Marta.

Passatempo Oriflame - FECHADO

A Oriflame é uma marca líder de venda directa de cosméticos naturais suecos, de elevada qualidade. Caso pretendam conhecer mais sobre os seus cosméticos, comprar ou vender os seus produtos poderão visitar este site sobre a Oriflame - http://www.blogorimoon.blogspot.com/ Olá Princesas!! É com muita alegria que vos comunico que eu e a Cátia do Blog Orimoon fizemos uma parceria! E com não podia deixar de ser, as sortudas são vocês!! Esta parceria começa da melhor forma, através de um sorteio em que os prémios são deliciosos!! O conjunto Oriflame que será oferecido é constituído por produtos do próximo catálogo: Esfoliante em Barra Swedish Spa: 18480 Gel de Duche Estimulante Swedish Spa: 18481 Não acham uma maravilha?? Bem vamos às regrinhas: Para participarem têm obrigatóriamente de ser seguidoras do meu blog e do blog Orimoon ! Têm ainda de por um gosto na página do facebook do blog Orimoon (podem fazê-lo aqui !! Ou no topo da página do blog Orimoon !!) ...

Getting Fit... Again | The Beginning Of The Problem

Hey guys! Todays post is going to be a lot of talking... and not much else... I thought I would tell you a little bit about me and the struggles that I had/have with my weight. When I was younger I was very thin... not anorexic thin or anything like that... but I had a good figure and a toned body! I did a lot of sport: I started ballet classes when I was only 3 years old and that was quickly followed by swimming lessons. I wasn't a hyperactive child, but I was always moving around, climbing trees, racing my friends, dancing,... I wasn't staying at home playing Nintendo or PS, that was just not me. As the years went by I started drama lessons... And then I left ballet and started gymnastics, and then I changed gymnastics for volleyball and then I quit volleyball (basically because I played for the school team and I changed schools) and went to the gym and kept my swimming lessons... I was always very active and loved doing sports (specially because I'm very competitive...